Usando sua Mente

Livro do Mês - Abril de 2006

Usando sua Mente - Capa do Livro

Usando sua Mente - As coisas que você não sabe que não sabe

Golfinho - Informativo de PNL na Internet, que vem de completar 10 anos de pleno sucesso em divulgar a Programação Neurolinguística ao Brasil e aos demais países de língua portuguesa, -- Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, e Timor Leste, -- apresenta ao leitor seu Livro do Mês: "Usando Sua Mente – as coisas que você não sabe que não sabe", edição da Summus Editorial, e de autoria de Richard Bandler.

A obra, além sua importância quanto ao conteúdo, foi a primeira da carreira solo de Richard Bandler, após separação de John Grinder, seu colega de criação da PNL. É para muitos a continuação de "Sapos em Príncipes", escrita anteriormente a quatro mãos pelos criadores da Programação Neurolinguística.

Obra editada (a partir de fitas de áudio gravadas em seminários de Richard Bandler) por Steve Andreas e Connirae Andreas, -- que escreveram uma continuação do livro ora comentado, "Transformando-se", também edição da Summus, e prefaciada por Bandler, -- "Usando Sua Mente" é considerada por muitos como uma verdadeira joia da literatura de PNL, destacando-se a descrição da estrutura da realidade subjetiva, e as apresentações refinadas sobre as possibilidades de manejo das submodalidades.

Em linguagem direta, hipnótica, Bandler, introduz o leitor na conduta subjetiva do ser humano: o trabalho sobre as submodalidades dos sistemas representacionais. Há que se destacar especialmente aquelas características não consideradas pela psicologia tradicional, ou seja, de que dependendo do ângulo com que encaramos determinada experiência alteramos nossa relação emocional para com ela. Há que se lembrar que muitas vezes basta mudar a luminosidade de uma imagem recordada para que esta, até então uma evento quem sabe traumático, se transforme numa experiência desprovida de carga limitante.

Bandler ironiza muitas das maneiras de pensar e de resolver os problemas humanos, ao mesmo tempo em que proporciona alternativas eficientes para fazermos uso criativo de nosso cérebro, não deixá-lo desgovernado. Aliás, a motivação é um dos campos favoritos de Bandler para aplicar suas técnicas. Segundo Bandler conhecer como funciona a motivação possibilita o poder de eleger o como se motivar. Para o autor não há problemas há desafios.

Livro de nove capítulos, cujos títulos insinuam e/ou demonstram o que autor está trabalhando: "Quem Está ao Volante", "Comandando o Seu Próprio Cérebro", "Pontos de Vista", "Desacertos", "Metas", (motivação); "Entendendo Confusão", "Para além das Nossas Convicções", "Aprendizagens", "Swish", além de uma instigante "Conclusão" e apêndices, mas de apenas 179 páginas, - não somente amplia nosso conhecimento teórico sobre uma das metodologias mais eficientes de mudanças, como propicia possibilidades de mudanças. Bandler está sempre gerando excelentes desafios. Mãos às obras.

João Nicolau Carvalho professor universitário, Trainer em PNL, Coach certificado