Sistemas de Representação [1]
Termo do Mês - Junho de 2020
Todo mundo estrutura [2] a sua experiência do mundo através dos cinco sentidos – visão, audição, tato, paladar e olfato. (Para a nossa finalidade, paladar e olfato serão classificados sob sensação, ou como categoria cinestésica). Apesar da sua consciência sobre os seus sentidos externos, você sabia que tem um grupo correspondente de "sentidos internos" e que eles são chamados de Sistemas Representacionais?
Quando você diz:
Visual - "Eu vejo essa revista na minha frente."
Auditivo [3] - "Eu escuto os sons e barulhos à minha volta."
Cinestésico [4] - "Eu sinto essa revista na minha mão."
Você está descrevendo os seus sentidos externos. Mas e o seu mundo interno? Nós usamos os mesmos cinco sentidos para representar o que estamos pensando internamente – ou subjetivamente.
Quando você pensa:
Visual - imagina uma imagem do rosto da sua mãe.
Auditivo [3] – recorda uma conversa que teve ontem.
Cinestésico [4] – relembra uma vez em que se sentiu forte e motivado.
você está usando os seus sistemas representacionais internos. É esse mundo interno, através dos nossos sistemas representacionais, que cria o nosso olho da "mente", as palavras (fortalecedoras ou enfraquecedoras!) que nós dizemos para nós mesmos, as sensações , como alegria ou desespero , que estimulam o nosso comportamento [5] e originam o nosso humor.
Você percebe que cada ação que toma, ou frase que diz, é precedida por uma ou mais dessas representações internas [6]? Você não está sozinho… isso ocorre fora da consciência da maioria das pessoas!
As palavras que alguém usa, refletem se ela está pensando usando o sistema visual, o auditivo [3] ou o cinestésico [4] dela, e isso dá um insight de que como o cérebro dela está, naquela hora, classificando a informação. Você não pode dizer o que uma pessoa está pensando, mas pode ter uma boa ideia de como ela está pensando! A seguir estão algumas palavras que nós usamos e que indicam diferentes sistemas representacionais:
VISUAL |
AUDITIVO [3] |
CINESTÉSICO [4] |
imaginar |
conversar |
pegar |
Quando você sabe ouvir o tipo de palavra que as pessoas estão usando, você sabe que "sentido" elas estão usando no pensamento delas. E sabendo isso, é uma conexão direta converter a sua linguagem [7] para o sistema representacional [8] dela, o que cria um rapport [9] muito profundo e influencia no nível inconsciente [10].
Nós usamos todos os sistemas representacionais o tempo todo, mas um ou dois são provavelmente os mais predominantes. Por exemplo, uma pessoa muito "visual" irá ver muitas imagens no seu olho da mente e usará palavras como aquelas da coluna visual acima – ver, enxergar, visão. Uma pessoa predominantemente "auditiva" irá fazer uso do diálogo interno [11] e usará palavras como ouvir, escutar, falar.
É simples assim – ouvir as palavras representacionais que indicam em que sentido a pessoa está pensando, e ajustar o seu estilo de comunicação para combinar.
Quando você começa a perceber o que as pessoas dizem, irá notar que elas estão, o tempo todo, revelando o sistema representacional preferido [12] delas, como mostram essas frases comuns:
VISUAL |
AUDITIVO [3] |
CINESTÉSICO [4] |
|
Eu vejo o que você quer dizer. |
Eu o escuto. |
Sinto que está certo. |
Torne-se consciente [13] de como as outras pessoas pensam, torne-se flexível em como você responde e desenvolva excelentes habilidades de comunicação.
Termo do Mês - Junho de 2020