Como administrar o estresse das festas familiares

Escrito por: 

Publicado em: 

qui, 28/11/2019

Os encontros de família no final do ano podem ser um desafio. À medida que nos preparamos para os feriados, nós estamos, muitas vezes, criando expectativas sobre a família, os amigos, a comida e as finanças. É engraçado. A época do ano que é retratada como a mais pacífica e coesa, muitas vezes, envolve mais estresse e brigas.

Seja o estresse devido a relacionamentos tensos, a preocupação com expectativas não atendidas, a pressões financeiras difíceis de ignorar ou problemas de saúde devido a comida ou doces... o estresse que esses encontros podem criar é incontestável.

Uma coisa muito, muito útil que você pode fazer antes das reuniões familiares é praticar a Estratégia do Recurso. Vamos dar uma olhada do que se trata.

Pense em uma vez, talvez em um encontro anterior, quando você teve um sentimento ruim que pode voltar. Pode ser um sentimento de inadequação, um sentimento de desamparo quando se trata de fazer escolhas de bons alimentos, a frustração com certas pessoas, ou a infelicidade com a situação em que você se encontra.

Seja qual for o sentimento "ruim", pense sobre o que desencaderia esse sentimento em você. Seja específico. Pense em um exemplo específico, o momento em que o sentimento foi desencadeado, e identifique o que aconteceu imediatamente antes. Talvez uma frase que foi dita, o tom de voz, o cheiro de comida, o lugar... seja o que for, esse é o "gatilho" para os sentimentos que você não quer.

“Entre na experiência” (nós chamamos isso de se associar a experiência). Sinta-se como se estivesse lá. Veja o que você vê. Ouça o que você ouve.

Agora dê um passo para trás. É como se você estivesse olhando a situação como um observador externo. Estando do lado de fora, o que você diria para você fazer? Como você se aconselharia para reagir? Dê uma olhada em todas as opções, de fora e determine a melhor forma de agir.

Depois de ter escolhido a melhor resposta, pule de volta "para" a situação, seria como se você estivesse realmente lá. Dessa vez, veja-se tendo respostas novas e com muitos recursos. Observe como você se sente, o que vê e o que ouve. Observe as diferenças.

Finalmente, imagine você mesmo esse feriado que se aproxima e você tendo todas essas respostas com mais recursos em uma situação similar. Veja como ela se parece, como será o som que você vai ouvir. Sinta como as festas e reuniões familiares serão muito diferentes das anteriores.

Aqui está um breve resumo das etapas para a Estratégia de Recursos:

ESTRATÉGIA DE RECURSOS

  • PASSO 1. Estabeleça o contexto que parece privá-lo dos seus recursos e impede você de responder adequadamente.
    Identifique o gatilho (palavras, tom, análogo, lugar, etc.) para o estado sem recursos. Identifique um exemplo específico.
  • PASSO 2. Associe-se ao exemplo no momento em que você perceber que está tendo a reação indesejada.
  • PASSO 3. Dissocie-se da situação.
  • PASSO 4. Identifique a(s) reação(s) mais apropriadas para o "outro você que está lá".
  • PASSO 5. Volte a associar-se à situação, levando consigo as novas reações.
  • PASSO 6. Ponte ao futuro.
  • PASSO 7. Teste usando um contexto diferente, mas similar ao  que foi testado.

Se você quiser saber mais sobre a estratégia de recursos, Tracy recomenda ler o artigo "Resource strategy".

O artigo original: “Holiday Stress Management” encontra-se no site: www.nlpco.com

 

Categoria: