Escrito por:
Publicado em:
Uma entrevista com Steve Andreas
O Instituto para Estudos Avançados de Saúde (IASH) realizou uma conferência em outubro de 2010, em San Francisco e um dos debates foi sobre o compartilhamento de estratégias do sono bem-sucedidas. Recebi de Steve Andreas um email com feedback sobre os meus artigos anteriores sobre o sono. Steve é um renomado desenvolvedor mundial de PNL, trainer e autor de vários livros. Sobre os artigos, basicamente, ele acha que apenas um deles, “Uma boa noite de sono”, era natural e potencialmente útil. Os outros dois eram muito complexos, envolvendo muito tempo, esforço e mente consciente. Ele, então, participou que dorme bem e me convidou para modelá-lo.
Felizmente para Steve, ele estava indo para o Havaí e, infelizmente para mim, eu estava no frio de Nova York. No entanto, fomos bem-sucedidos realizando a entrevista por telefone. Não é preciso dizer que ao entrevistar alguém por telefone perdem-se todos os recursos visuais. Devido ao local em que ele estava não pudemos utilizar o Skype. Esse foi o meu melhor esforço para modelar a sua capacidade natural de dormir facilmente.
Steve normalmente vai para a cama em torno das 10 e meia e acorda naturalmente entre 6 e meia e 7 horas. Depois de dormir oito horas, ele acorda com facilidade, e se considera uma pessoa matinal. Ele mencionou um recente artigo de uma revista Britânica de Psicologia que disse que pessoas matinais são mais proativas, e que isso pode estar relacionado com a estratégia de motivação. Ele gosta de acordar e estar energizado e pronto para o dia.
Ele disse: “Eu apenas vou dormir.” Então como é que ele “apenas vai dormir?” Bem, uma coisa importante é que ele garante que faz bastante exercícios ao longo da semana, cerca de três a quatro dias, tanto caminhadas, como cortar madeira ou praticar jardinagem. O ideal, segundo ele, seria fazer algum tipo de exercício por pelo menos uma hora. Ele disse que descobriu isso há muito tempo e que o exercício moderado é um pré-requisito para o seu corpo se sentir pronto para dormir.
Outra preparação necessária é ter certeza de que ele está aquecido, especialmente os pés. Ele geralmente toma um banho quente antes de ir para a cama, a menos que esteja em um local de clima quente. Ele gosta de uma boa cama, “nada extravagante, mas precisa ser confortável”. Sua preparação final antes de ir para a cama consiste em tomar um copo de leite e/ou uma tigela de sorvete de baunilha.
Dormir facilmente é algo que Steve aceita como natural. Ele pode revisar seus pensamentos por cerca de três a quatro minutos antes de adormecer. Ele se adapta ao horário da sua esposa e, quando está sozinho, vai dormir cerca de uma hora mais cedo. “Eu sempre entro na minha postura de sono. Todo mundo tem uma determinada postura que está associada ao sono, uma âncora cinestésica, e é realmente útil saber qual é a sua – não importa qual seja. A minha é deitar de barriga, colocar um travesseiro sob o ombro, uma perna esticada e a outra perna atravessada por trás do joelho – por isso as minhas pernas e o corpo ficam parecendo o número quatro”. Ele também pode trocar a postura para o outro ombro ou pela outra perna cruzada.
Quando perguntado sobre as suas crenças na sua capacidade de dormir com facilidade, ele disse que é apenas algo que funciona. “Eu assumo que meu corpo vai desenvolver o seu jeito. Eu asssumo que vou dormir”. Ele disse que ao longo de sua vida, ele sempre levantou de 4 a 6 vezes por noite para ir ao banheiro. Porém volta a dormir com rapidez e facilidade.
Ele também contou, rindo, que esteve recentemente em uma conferência onde dividiu o quarto com dois colegas e que um deles era um tremendo roncador – “uma inspiração muito alta, barulhenta, seguido por uma série sons que pareciam que ele estava se afogando!” Steve dormiu muito bem e ficou satisfeito dizendo que achava que tinha passado pelo “supremo teste”.
Quando não consegue dormir rapidamente e com facilidade, ele tem estratégias alternativas. Aqui estão algumas de suas alternativas, ou como ele se refere a elas, “uns truquesinhos”.
Ele imagina que o seu corpo é feito de cera. Em seguida imagina o sol brilhando e derretendo-o na cama. Isso muitas vezes funciona de uma forma tão fácil que ele dorme logo (desloca a atenção do pensamento visual/auditivo para o cinestésico).
Se ele está com pensamentos dando voltas na mente, ele também tem uma estratégia alternativa. Por exemplo: ele se concentra nas imagens da sua mente, coloca-as na horizontal e as imagina como uma praia. Em seguida, ele assiste ondas suaves e rasas avançando sobre os pensamentos. Isso é geralmente suficiente para ele adormecer.
No entanto, se ele estiver realmente preocupado, e permanecer acordado por mais de uma hora, ele vai fazer algo que Milton Erickson indicava para os seus clientes com insônia fazerem – se levantar e fazer algo útil. Assim, ele pode se levantar para ler ou escrever por várias horas, e, depois ir para a cama mais tarde. Quando isso acontece, ele não se sente tão desperto na manhã seguinte, mas “é muito melhor do que ficar acordado olhando para o teto”.
Outro truque é bocejar, e há várias maneiras de fazer isso. “Você sempre pode apenas abrir a boca e bocejar, mas existem maneiras mais indiretas, que são menos conscientes e, portanto, mais convincentes e evocativos. Você pode imaginar um pouco da sensação de formigamento no seu rosto como a que você sente no início de um bocejo, ou pode apenas imaginar que está assistindo uma outra pessoa, ou várias pessoas, bocejando e observe o que acontece. Bocejar em reação a outra pessoa é uma indicação de que você está com sono.” Steve compartilhou tudo isso com uma boa risada.
Mais um truque: perceber o movimento das imagens visuais que o mantém acordado, e torná-las transparentes, e/ou diminuindo o ritmo delas. Sempre que ele oferece essas alternativas, parece que existem mais por surgir. Eu perguntei a ele sobre isso e ele disse que estava apenas sendo criativo, usando “construções visuais” (criando imagens) e descobrindo o que funciona melhor.
O artigo original "Sleep Naturally – An Interview with Steve Andreas" encontra-se no site do The NLP Center of New York