Escrito por:
Publicado em:
Os profissionais da PNL que atuam na área dos esportes usam algumas das técnicas de mudança de crenças mais poderosas do mundo. Isso é necessário porque se, em um campeonato, um atirador de pistola fez um tiro ruim, ele precisa refazer seu pensamento nos segundos em que está recarregando a arma para voltar à competição e vencer o jogo.
As coisas são menos intensas nas minhas sessões de coaching com PNL ou Terapia de Comportamento Cognitivo - TCC. Se um cliente está sofrendo de, digamos, ansiedade nas entrevistas de emprego, ansiedade social ou desempenho gerencial, temos tempo para um trabalho de mudança de crença mais gradual. Nem tudo tem que ser feito na hora. Nem todo mundo quer ser um atleta de classe mundial, mas estabelecer algumas metas conectadas aos nossos objetivos maiores e trabalhar para alcançá-las pode nos ajudar a ficarmos menos ansiosos, ter um maior controle e tornar a vida mais gratificante.
Para um atleta é diferente. Se Andy Murray ou Serena Williams perderem um set em um campeonato, eles devem ter a capacidade de mudar instantaneamente o pensamento deles. Eles devem ser capazes de superar rapidamente as experiências muito humanas de desânimo, pensar demasiado e derrotarem eles mesmos as suas imperfeições -- a fim de partir para cima e ganhar a partida. Os atletas precisam dominar as ferramentas e as técnicas para controlar o seu estado e aprimorar o seu jogo para o melhor.
Aristóteles escreveu: “A excelência não é um ato, mas um hábito.” As ações que tomamos todos os dias são as que nos definem. Os nossos hábitos moldam as nossas conquistas: isso significa que o nosso sucesso é mais uma jornada do que um destino.
O técnico esportivo, Jeremy Lazarus, que treinou atletas olímpicos, me disse que imediatamente depois de ensinar a administração de desempenho aos clientes, ele os ensina a controlar o estado e a lidar com os obstáculos. Ele diz: "Eu faço com que eles se concentrem no processo e, se entenderem isso, então o resultado será o ideal". Então vem a ancoragem – um estado positivo realmente marcante -- e depois disso vem o ensaio mental.
Ancorando um estado “na competição”
Uma âncora é qualquer estímulo que muda o seu estado e cria uma reação. Ela pode envolver qualquer tipo de input sensorial -- visual, auditivo, cinestésico, olfativo ou gustativo. Pode ser o cheiro do café, ou de bacon frito, ouvir um trecho de uma música, ou ver o contorno de alguém que parece familiar -- e isso muda conforme a maneira como você se sente. O seu estado é criado pela sua experiência sensorial, as suas memórias e os processos do pensamento.
O vencedor do prêmio Nobel, Ivan Pavlov, treinou cachorros para esperarem comida quando um sino era tocado. O resultado foi que a mente e o corpo deles foram condicionados e estimulados a ponto deles salivarem sempre que ouviam um sino, mesmo que não houvesse comida.
Os practitioners de PNL treinam as pessoas para acessarem sentimentos realmente intensos, lembrando-se de quando eles realizaram o seu melhor e experimentaram estados vencedores. Os clientes podem usar âncoras para controlar o estado deles para quando precisarem de confiança e escolher como irão se sentir, em vez de permitir que o humor de outras pessoas ou "o mundo" decida como eles se sentem. Eles aprendem como aumentar um pequeno estímulo e no auge dessa experiência aproveitar esse estado.
Ancorando um bom estado
Pense em uma vez em que você fez muito bem alguma coisa, algo de que você realmente se orgulha e que lhe dá uma sensação boa quando você a recorda.
1. Imagine vividamente uma experiência de sucesso ocorrida no passado e que realmente lhe dá prazer quando você pensa nela;
2. Associe-se a essa boa experiência. Imagine voltar para aquele momento e essa experiência tomar conta do seu corpo. Lembre-se intensamente de todas as coisas que você viu, o que estava sentindo, o que você estava dizendo a si mesmo? Se tinha outras pessoas ao redor -- o que elas estavam dizendo? Sinta esse entusiasmo enquanto você recorda novamente a experiência;
3. No auge da experiência, ancore esse estado com um pequeno movimento ou um gesto que você possa reproduzir com facilidade. (Nós usamos a ancoragem para estabelecer uma ligação neurológica entre o estado emocional e o estímulo, a fim de poder estar em estado ótimo quando necessário.);
4. Ensaio Mental. Frequentemente lembre-se dessa sensação boa, para que você possa levá-lo aonde quer que vá. Repita o ensaio mental até que você possa chamá-la à vontade e usá-la como um recurso pessoal;
5. Recordação. Pense em futuros atraentes quando você quiser se motivar para buscar algo que realmente deseja. No auge da experiência, quando você às vezes sente um frio no estômago, ancore essa sensação com um pequeno movimento.
Qualquer gerente ou líder de equipe que necessita motivar a sua equipe precisa ser capaz de construir um futuro forte e convincente em que os outros possam acreditar. A maneira de fazer isso é conduzi-los rumo a uma realização bem-sucedida vividamente imaginada no futuro e ancorar esse estado.
O sucesso não é um destino, é uma prática de hábitos diários que nos ancora e nos deixa mais confiantes em quem nós somos e no que acreditamos que somos capazes de fazer. Dedique diariamente 10 minutos para aprender a técnica e 5 minutos de prática para que você possa se lembrar de um estado pleno de recursos e levá-lo aonde quer que você vá.
O artigo original "NLP Sports Techniques - Getting in the Zone" encontra-se no site: www.positivehealth.com/articles/nlp/