Buckminster Fuller (1895 - 1983) inventor, designer e filósofo, registrou mais de 2.000 patentes e foi autor de 25 livros, incluindo Operating Manual for Spaceship Earth (1969). A filosofia de Fuller foi baseada na premissa de que a inteligência criativa da espécie humana é ilimitada. Portanto, o progresso tecnológico pode, se não restrito por tradições e convenções antiquadas, dar a todos os seres humanos um vida rica e satisfatória. Como ele afirmou:
"Eu estou convencido que toda criança nasce gênio. A maioria é desgenizada pelos seus afetuosos pais que têm medo de que a iniciativa inspirada de gênio de seus filhos pode levá-los a ter problemas com o sistema socioeconômico em que vivem" (Intuition, p.18).
Fuller argumentava que os recursos limitados da terra poderiam ser superados pelas invenções que forneceriam ainda maiores opções e escolhas embora usando cada vez menos quantidades de materiais. Ele gracejava que "Evolução é o resultado do desejo natural de cada espécie de viver além dos seus recursos."
Fuller baseou muitas das suas invenções e inovações no uso de triângulos e tetraedros, visto que ele acreditava que essas eram as estruturas físicas mais elegantes, eficientes e estáveis. Ele sustentava que:
"(O triângulo) é o único polígono que mantém a sua forma. Triângulo é estrutura, estrutura é triângulo. Por estrutura eu entendo a interação complexa de eventos que produz um padrão estável. Eu descobri que somente o triângulo se movimenta para se auto equilibrar para produzir um padrão.
Quando o homem criou a sua geometria, ele fez as coisas na base do cubo e o que a natureza está usando é o tetraedro. O tetraedro - três triângulos conectados em cada canto - é a estrutura mínima do universo" (Modeling Universe).
Como Fuller acreditava que a mobilidade geográfica das pessoas também deveria ser ilimitada, a maioria das invenções foram projetadas para reduzir ou eliminar as barreiras da mobilidade. A primeira delas, a casa de Dymaxion de 1927 - inteiramente controlada e móvel - suspensa por um núcleo central, por isso reduzindo muito o seu custo de materiais, peso e custo. O seu carro Dymaxion de 1933 apresentou economias similares para os automóveis. Seu domo geodésico (aperfeiçoado em 1947) circunda um volume muito maior com menos material do que qualquer forma alternativa e é considerada por muitos como a mais significativa inovação estrutural do século vinte.
As crenças e a atitude de Fuller sobre o potencial da inteligência e da tecnologia refletiram na revolução técnica e eletrônica dos anos 70, 80 e 90. Pressuposições similares também foram as bases da PNL. A ênfase de Fuller nos triângulos como unidade essencial da estrutura também tem paralelo no foco da PNL onde, algumas vezes com humor, são referidas como as "Santíssimas Trindades" - os três sistemas representacionais primários (visual, auditivo e cinestésico) e as três posições perceptivas básicas (o próprio, o outro, o observador), por exemplo.
Texto traduzido e adaptado da Encyclopedia of Systemic NLP and New Code de Robert Dilts e Judith DeLozier.