Judith DeLozier

Judith DeLozier

 

 

 

Quem é esta importante figura no mundo da PNL?

 

Judith DeLozier atua como trainer, co-desenvolvedora e criadora de programas de formação em Programação Neurolinguística desde 1975. Participou do grupo original de estudantes de Grinder e Bandler e fez contribuições fundamentais para o desenvolvimento de inúmeros modelos e processos da PNL.

 

É coautora de Neuro-Linguistic Programming Vol.I (1980), com Robert Dilts, John Grinder e Richard Bandler e ajudou na criação da técnica fundamental da PNL de Ressignificação. Como aluna de Milton Erickson, Judith modelou sua estratégia para criação e utilização de estados de transe e metáforas. Este trabalho é descrito no livro Patterns of the Hypnotic Techniques of Milton H. Erickson, M.D. Vol. II (1976), o qual é coautora junto com John Grinder e Richard Bandler.

 

No livro “Turtles All the Way Down: Prerequisites to Personal Genius (1987)”, o qual é coautora junto com John Grinder, Judith explorou as interrelações entre a PNL e os assuntos: cultura, comunidade, arte, estética e epistemologia. O resultado deste trabalho foi a criação do Novo Código da PNL, que estimulou um movimento em direção a uma abordagem mais sistêmica e relacional da PNL e um ressurgimento do interesse na obra de Gregory Bateson. Junto com o desenvolvimento do modelo de posições perceptuais, que se tornou um dos principais diferenciais da PNL, as contribuições de Judith para o Novo Código incluem o treinamento da atenção e o relacionamento entre processos conscientes e inconscientes.

 

A Enciclopédia de Programação NeuroLinguística Sistêmica e Novo Código da PNL ( The Encyclopedia of Systemic Neuro-Linguistic Programming and NLP New Coding ),com Robert Dilts, 2000, fornece uma visão abrangente do campo da Programação NeuroLinguística, incluindo sua vasta gama de aplicações, técnicas e influências.

 

Judith tem sido a principal responsável por trazer a PNL para a área de competência transcultural, pioneira na aplicação de PNL para o desenvolvimento de competências transculturais. A experiência que Judith teve em balé e dança congolesa fez com que ela encorajasse o uso da dança e movimento, como uma ferramenta fundamental da PNL. Uma manifestação disso foi o desenvolvimento da Técnica S.C.O.R.E. Dançante. Outra é a criação com Robert Dilts dos processos de sintaxe somática.

 

Judith tem mestrado em Estudos Religiosos e bacharelado em Antropologia e Estudos Religiosos da Universidade da Califórnia em Santa Cruz, onde conheceu Grinder e Bandler. Ela ensinou PNL em todo o mundo, incluindo Europa, Ásia, Indonésia, Austrália, México, América Central, Canadá e Estados Unidos e foi presidente das empresas Grinder, DeLozier and Associates e DeLozier and Associates por aproximadamente 14 anos. Atualmente é sócia da NLP University com Robert Dilts.

 

Judith é uma codesenvolvedora de inúmeros projetos aplicando a PNL Sistêmica, que vão desde a modelagem da liderança à saúde e competência transcultural. Alguns de seus outros trabalhos escritos incluem contribuições à Leaves Before the Wind (1989) e Map and Territory (1997),com a coautoria com Robert Dilts.

 

Fonte: Website NLP University (http://www.nlpu.com/judybio.htm)

Copyright © 2011 X Congresso Latino-Americano de PNL | Mario Fontes