O mundo vem se desenvolvendo de forma cada vez mais rápida, novas tecnologias surgem em verdadeiros rompantes. Por isso o novo milênio clama por pessoas dinâmicas e de iniciativa, acabou o espaço para o "homem arquivo", que armazena conceitos ou conhecimentos; características que já não garantem o sucesso. Mas desenvolver-se plenamente, aprimorar capacidades para atitudes efetivas, e principalmente tornar-se hábil na utilização dos conhecimentos, isso sim traz o diferencial para os que têm o compromisso de educar e ensinar para um mundo rico de inovações e oportunidades.
Quando pais e professores assumem, comprometidos, a postura de favorecer as ações de seus filhos e alunos na interação com o Universo, muito mais do que alavancar a autoestima, estes aprendizes percebem a capacidade transformadora de suas atitudes, se reconhecem como úteis e se conscientizam da importância dos seus atos na evolução e progresso da humanidade.
Mas como conseguir todos esses resultados eficientes no dia a dia tão atribulado de nossos lares e sala de aula?
Não há receitas ou fórmulas mágicas. Na verdade é o mesmo processo que funciona há milênios; conquistar a credibilidade e empatia, ganhar-lhes a confiança de forma verdadeira e honesta.
São espertos os aprendizes do nosso tempo, observadores, críticos, mas também ávidos pelas descobertas, pelas ideias que funcionam.
Se assumirmos, nós, a tão fantástica posição de aprendiz e observador, poderemos perceber que nossos filhos e alunos nos dão todos os sinais de como estão pensando, de como suas atitudes representam o quê acreditam e no que se consideram mais ou menos capacitados. Se reconhecermos sua estrutura de pensar e agir, eles se colocarão de forma cada vez mais receptiva e aberta à nossas intervenções. Se nossos alunos e filhos nos permitem conhecer seu mundo interno, suas percepções e interpretações e sentem-se respeitados e valorizados por isso, será uma agradável consequência aguçarem a curiosidade para conhecer também os nossos valores, princípios e como solucionamos nossos problemas.
É a empatia que conta, o respeito à diversidade e o reconhecimento de que são seres únicos, o que os torna tão especiais.
A mágica ligação então, estará formada. Como desbravadores atentarão para os nossos comportamentos, nos perguntando os "porquês" de nossas atitudes , e questionarão as próprias atitudes, comparando-as, mas principalmente sabendo que o direito de escolhas é o que os tornam únicos. Terão o aprender como um prazeroso hábito e o universo se revelará como uma enorme fonte de conhecimentos, alimentada incessantemente pela aplicabilidade de suas atitudes, transformando e expandindo caminhos.
Como se vê, é um caminho simples, longe do autoritarismo arcaico e obsoleto, mas repleto de amor e respeito à individualidade.
Interagir, mediar e favorecer a reflexão é um compromisso de quem antes de ensinar, se permite aprender, enquanto nossos filhos e alunos percebem nossa postura e nos admiram por isso, temos todo o Encanto que envolve o Ensinar.
Neil Negrelli - SP www.inexh.com.br
INEXH - Instituto Nacional de Excelência Humana