Relembrando o "Inesquecível"
Alquimia Emocional: H2O = H2 + O
O cérebro tem dois hemisférios, esquerdo e direito. Cada hemisfério tem funções e propriedades diferentes.
A parte anterior do cérebro é mais orientada para o pensar e a parte posterior é mais orientada para o agir.
Todo problema emocional constitui um problema de compartimentalização das unidades de atenção criadas pelos neurônios (células nervosas).
A retina (fundo do olho) é um prolongamento do cérebro, e tem conexões com as partes mais variadas dos dois hemisférios cerebrais. Portanto, movimentando a retina em diferentes posições você tem acesso a quase todo o seu cérebro. O movimento dos seus olhos faz conexões com os hemisférios cerebrais, as partes anteriores e posteriores do seu cérebro.
Para fazer tudo isso, coloque a sua mão direita na testa e a mão esquerda na região occipital (logo acima da nuca) conforme o desenho.
Agora, pense em um acontecimento difícil que você viveu no passado e que até hoje você não gosta de recordar, pois a lembrança desse fato continua incomodando-o. Pensando nessa lembrança desagradável, explore diferentes movimentos com os olhos e deixe a "molécula emocional" desmembrar-se.
Simplesmente movimentando os olhos,
você pode dissolver "Moléculas Emocionais"
que provocam traumas e sofrimentos.
Ponha a figura abaixo a mais ou menos vinte centímetros dos seus olhos. Você pode pedir que alguém a segure, ou copiar a figura numa folha de papel e afixá-la na parede, à altura dos seus olhos. Além disso, você pode imaginar essa figura ampliada em uma parede, a mais ou menos dois metros de distância, enquanto faz o exercício. (Arquivo em pdf da imagem para impressão)
Com a mão direita na testa, a esquerda na região occipital (ver desenho) e a figura à sua frente, pense em algum acontecimento difícil de sua vida. Algo que lhe aconteceu e cuja lembrança ainda hoje o incomoda. Mantendo a lembrança em sua mente, olhe para os pontos da figura.
Com o seu rosto voltado para o centro da página, comece a movimentar os olhos pelos pontos do lado esquerdo (A - D) para cima e para baixo, 21 vezes.
Faça estes movimentos, 21 vezes cada:*
1) A - D - A
2) B - C - B
3) A - B - A
4) C - D - C
5) A - C - B - D - A
6) A - D - B - C - A
Enquanto pensava em um evento difícil de sua vida, você fez 21 vezes cada movimento. Movimentando os olhos desse modo, o cérebro tende a desmembrar a "molécula emocional" da cena em questão. Componentes visuais, auditivos e cinestésicos são desmembrados.
Como isso funciona?
Para entender o processo que acabamos de descrever, vamos pensar numa molécula bem conhecida. H2O, por exemplo. Água. Formada por duas partes de hidrogênio e uma de oxigênio.
O que acontece se você separar esses elementos? Eles deixam de formar uma molécula de água. As propriedades químicas do hidrogênio e do oxigênio, separados, ficam totalmente diferentes da água.
Podemos fazer uma analogia com moléculas emocionais. Digamos que os nossos sentimentos fossem formados por moléculas, assim como a água se forma de H2 e O.
Nesse modelo que estamos imaginando, uma molécula emocional seria formada por três átomos: V A C.
V = visual
A = auditivo
C = cinestésico
Nossa mente junta lembranças visuais, auditivas e cinestésicas, para formar uma molécula emocional. Isso significa que um trauma é formado por lembranças de imagens, sons, sensações e emoções.
Então, se você conseguir separar esses "átomos" em sua memória, estará dissolvendo moléculas emocionais.
* Técnica desenvolvida inspirada nos conceitos de Three-in-One dos americanos Gordon Stokes e Daniel Whiteside.
Cap. 5 do livro Viajando no Tempo do Dr. Lair Ribeiro - Editora Objetiva
(livro atualmente esgotado nas livrarias)