"Aprendizagem Dinâmica", volumes I e II, da Summus Editorial, de autoria de Robert Dilts e de Todd A. Epstein, recebeu à época do lançamento em português um comentário de Golfinho que, de certa forma, já o colocava como um "Livro do Mês".
Mas está anunciado para setembro vindouro, em Salvador, Bahia, o "V Congresso Latino-Americano de Programação Neurolinguística" em que um dos temas fundamentais será educação e aprendizagem, estando presente Michael Grinder, irmão de um dos cofundadores da PNL, John Grinder para tratar do assunto, como especialista da área.
A obra de Dilts e Epstein, bibliografia fundamental em educação & aprendizagem com PNL está a merecer, assim, uma leitura e/ou releitura, pois com toda certeza será mencionada com louvor pelos participantes do evento cultural baiano.
Robert Dilts é da primeira geração da PNL. Acompanhou o nascimento e contribuiu, e contribui, em muito para seu desenvolvimento. Ele coordenou e é um dos coautores de "Neuro-Linguistic Programming", vol. I ao lado de Richard Bandler, John Grinder e Judith DeLozier, lamentavelmente sem edição em português. Autor fecundo, com diversos títulos em nossa língua, todos relacionados em "Livros", Dilts também organizou e mantém, com Judith DeLoizier, a "Encyclopedia of Sistemic NLP and New Code". Algumas biografias da Enciclopédia foram traduzidas e/ou adaptadas por Golfinho para o português. Dilts dirige, também, "NLP University" e seu livro, "Ferramentas para Sonhadores" foi o livro do mês de Golfinho em agosto de 2004. Autor e conferencista de fama mundial de quando em vez ministra cursos e seminários em nosso país.
Todd A. Epstein, falecido em 1995, formou dupla com Dilts em diversas obras de importância capital para a Programação Neurolinguística, entre elas a já mencionada "Ferramentas para Sonhadores".
Todo o ser Humano nasce com capacidade para aprender. Não há como contestar tal fato. Começamos na infância a assimilar a linguagem, a falar e coordenar nosso corpo – e a andar. Mas, por outro lado, nem todo mundo aprende, dois exemplos, a escrever corretamente, a aprender um idioma estrangeiro.
O que impede de tais fatos mais ou menos simples, escrever e/ou aprender um novo idioma, ocorrerem se nosso cérebro está preparado para muito mais que isso?
Segundo os autores de "Aprendizagem Dinâmica" o fato está vinculado tanto ao desenvolvimento de nossas capacidades intelectuais quanto a um modelo de aprendizagem frágil, defeituoso, incapaz de gerar motivação.
A proposta de Dilts & Epstein está calcada em pressupostos da PNL. Seu processo de aprendizagem destaca a experiência, a vivência lúdica -- de técnicas dinâmicas que permitem desenvolver diferentes estratégias de pensamento. Em outras palavras, os autores nos ensinam a aprender a aprender. Colocam a nossa disposição, educadores e alunos, um modelo simples, prático, que serve tanto para ser aplicado em crian