Mantenha a Calma

Livro do Mês - Agosto de 2008

Capa do Livro

"MANTENHA A CALMA" de Bárbara Schott, edição da Cultrix, São Paulo, eis o "Livro do Mês" de Golfinho. Um tema mais que atual diante da situação de nossa vida no terráqueo planeta. Dos clamores, mais que avisos, que a Mãe-Terra, Pachamama, envia aos habitantes humanos para que se mude o rumo – que sejamos mais ecológicos com os outros, com a nossa nave chamada Terra, e conosco mesmo.

Bárbara Schott é alemã. Economista e administradora de empresas, trainer em PNL, diversos cursos com Bandler e Grinder, atua como consultora e instrutora em sua terra natal e países vizinhos a partir de Nuremberg, sede de seu Instituto. No Brasil a Cultrix lançou de sua autoria ou coautoria as obras "Sair-se bem, mesmo quando tudo vai mal", "A decisão de percorrer novos caminhos", "Negociar com competência", e "Como Superar a Timidez", todos registrados neste Portal.

São livros temáticos, precisos e concisos, de poucas páginas, mas essencialmente práticos, e com importantes exercícios para o leitor treinar um pouco de PNL. Os países de língua alemã, especialmente a Alemanha, adotaram a PNL com muito entusiasmo – e têm enriquecido em muito a bibliografia pnelística. Thies Stahl, Helmuth Krursche, Alexa Mohl, e tantos outros são encontrados em diversos idiomas, sendo o espanhol um deles. Dos citados tenho suas obras em espanhol – e estão a merecer, pela sua qualidade, edição em português.

"MANTENHA A CALMA" excelente obra de pouco mais de 100 páginas apresenta um programa que a autora chama de Energia Psíquica e que envolve técnicas de fácil manejo por parte do leitor, mas de importantes resultados. Encadeando posturas, respiração, conselhos importantes, a autora vai tecendo e nos induzindo a experimentar um modelo estratégico de mudanças, o iceberg, em que demonstra ilustrativamente que, por dentro e por fora, pensamos juntamente com os cinco sentidos. Vinte por cento conscientemente. E 80% alimentando nosso inconsciente, vendo, ouvindo, sentindo, saboreando, cheirando – e que a ponta do iceberg são os 20%. Os oitenta por cento estão abaixo da linha d'água. Daí a importância dos exercícios de Programação Neurolinguística, que nos permitem acessar e decodificar com eficiência a nossa gramática do inconsciente.

Trabalhando o tema calma com uma metodologia tipicamente germânica, com muita racionalidade e objetividade, Barbara Schott lembra que qualquer pensamento que geramos é sentido primeiro antes de ser expresso, e que o grande detetive interior de que dispomos é a auto-observação.

Entre as paginas 43 e 114, vão desfilando diante de nós, para serem aprendidos, testados, vivenciados, belos exercícios de Energia Psíquica. Ajuda imediata, modificação das imagens, exercícios na galeria de quadros, exercícios para ofuscar a imagem, têm como finalidade ampliar a nossa capacidade de enriquecer nosso mapa com o sentido visual.

Com os exercícios de "Mudanças dos sons" o leitor terá a oportunidade de ampliar sua capacidade auditiva, interna e externamente. Afinal, temos uma capacidade incomum de gerar sons internos, nem sempre importantes.

Apresentando seus exercícios através de personagens que vão evoluindo a razão que mergulhamos cada vez mais no programa, mexendo nas crenças e valores limitantes, flexibilizando através da troca de papéis. Figurações facilitam o ensaio da peça, quer na perspectiva do espectador, quer do ator. O leitor, portanto, será simultaneamente espectador e figurante.

Lançar mão de recursos, alterar filmes, ressignificar, ou seja, gravar de novo as fitas armazenadas em seu interior facilitarão a administração de nosso cotidiano – cada vez mais complicado, desafiador -- sem perda da nossa dignidade, agregando em nossa vida uma boa dosagem de humor. A PNL em "Mantenha a Calma" é traduzida como Programa de Neurolinguística, pecado da tradução e/ou do editor, que foi corrigido em outras obras.

"Mantenha a Calma" é, sem dúvida alguma, uma obra bastante importante e permitirá ao leitor ampliar sua determinação e flexibilidade, organização e criatividade, pois seus exercícios são de fácil assimilação e execução.

João Nicolau Carvalho, Trainer em PNL, Master em TLT