Descontaminando a sala de aula
Anexo do artigo: "Vício: algumas observações"
Um professor se envolve numa grande variedade de atividades num único dia. Quando o instrutor somente faz uma atividade particular numa área específica, o estudante associa esta atividade com esta mesma área. Consciente ou inconscientemente, o professor está estabelecendo ancoras. Quando o professor usa a área da sala de aula de modo sistêmico, a classe tende a reagir mais rapidamente e mais adequadamente porque eles sabem o que esperar. Um método tradicional de disciplina tem sido levar o estudante para fora da sala e discipliná-lo no corredor. Isso é um exemplo comum de separar sistematicamente a sala de aula. O resultado é que o estudante fica relaxado porque estará sempre livre da disciplina enquanto permanecer na sala de aula.
Se o professor disciplina enquanto usa o quadro, o ensino e a disciplina estarão diluídos e contaminados. MANTENHA-OS BEM ISOLADOS.
Na planilha anterior, "Meu local de disciplina em grupo", nós ancoramos a disciplina. Quais são as outras atividades que nós fazemos numa base regular? Ao identificarmos e atribuirmos não verbais específicos a estas atividades, nós aumentamos a clareza da nossa mensagem. Essas são algumas das atividades que devemos considerar como passíveis de serem ancoradas: organização das atividades (chamadas, notificações, etc.), aconselhamento/agir como amigo de um estudante, dias de cérebro direito, e a narração de histórias de inspiração ou motivação.
Selecione pelo menos três atividades distintas e anote o que faria na sua sala em termos de local, fisionomia, voz (velocidade, tom, volume), e postura corporal (quantidade de gestos, rigidez, ficar de pé ou sentar, etc.). Use um local, uma fisionomia, voz e postura corporal diferente para cada atividade.
Atividade 1:
Local
Fisionomia
Voz
Postura do corpo
Atividade 2:
Local
Fisionomia
Voz
Postura do corpo
Atividade 3:
Local
Fisionomia
Voz
Postura do corpo
Preste atenção na reação da classe quando você se mover para uma área específica e mudar para esta fisionomia, voz e postura corporal particular. Registre as suas observações.
Do livro de Michael Grinder "Righting the Educational Conveyor Belt" 2nd Edition pág. 182