Falar em público, palestras, apresentações... Por que fazê-las?

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ter, 27/11/2018

Um caminho da PNL para você decidir para onde está indo

Um grande coisa sobre a PNL é como ela nos permite ser cirurgicamente precisos em analisar uma situação, a fim de melhorá-la.

Tomemos por exemplo a atividade de planejar e proferir uma apresentação. A primeira pergunta que você deve se fazer é POR QUE?

• Por que fazer isso?

• Por que dar essa palestra?

• Por que fazer essa apresentação?

• Por que ficar de pé na frente de um grupo de pessoas e contar-lhes coisas?

No início, a resposta parece óbvia. Eu faço isso porque um amigo me pediu para falar desse tema para o seu grupo social. Ou porque o meu chefe disse que eu tinha que fazer essa apresentação. Ou porque faz parte da minha função falar com essas pessoas.

Agora, cada uma delas pode estar envolvida na sua decisão - mas responder essas perguntas não oferece muita compreensão sobre como fazer uma apresentação melhor!

Mas qual é o seu propósito?

Com a PNL podemos ir mais fundo e perguntar Qual é o seu propósito ao fazer essa apresentação? Isso direciona a sua atenção para o que você quer que aconteça como resultado da sua palestra.

A menos que você saiba claramente o seu objetivo, há um risco real de que a sua apresentação divague, seja chata ou confusa para a audiência, ou simplesmente se deparar com algo tão fora de propósito e, no final, simplesmente vai se dissipar num encerramento fraco e sem sentido como: Bem, obrigado por me escutarem.

Ter um objetivo claro para a palestra é algo que os apresentadores realmente experientes decidem mesmo antes de começar a planejar a sua palestra. Eles consideram: O que eu quero que essa audiência seja informada ou perceba ou faça no final?

Faça isso com suas próprias apresentações e é muito provável que as suas apresentações irão mudar - porque essa resposta inicia o projeto da sua apresentação - e até mesmo influencia o seu estilo de apresentar. A partir desse ponto tudo então concentra a sua atenção para fazer a sua apresentação alcançar esse objetivo.

O que você quer que eles façam?

Ir além do que você quer para o que você quer que eles façam exige uma mudança de mentalidade para muitas pessoas, por exemplo:

Eu: Por que você vai fazer essa apresentação?

Outra pessoa: Para fornecer a eles essa informação sobre o nosso novo processo.

Eu: O que você quer que eles façam como consequência deles terem essa informação?

Outra pessoa: Bem, eu só queria que eles soubessem disso. Foi isso que me disseram para fazer - informá-los

Eu: Qual será o seu "gatilho para ação" no final da apresentação?

Outra pessoa: Bem, na realidade nenhum - era só para fornecer as informações, não era?

A apresentação não devia ser só para dar informações. Devia ser sobre ação. Você deu o seu próprio tempo que é valioso. Você tomou o tempo valioso deles. As duas partes estão fazendo um investimento - e deveria haver um retorno sobre esse investimento - para as duas partes.

Comece o seu trabalho do fim para a frente

O seu ponto de partida na elaboração de uma apresentação é decidir o que você deseja que a sua audiência faça no final?

Você quer que eles:

• Fiquem impressionados com você?

• Peçam mais informações sobre alguma coisa?

• Comprem algo?

• Se inscrevam para alguma coisa?

• Parem de fazer certas coisas?

• Comecem a fazer as coisas de forma diferente?

• Sintam-se bem para fazer alguma coisa?

• Fazer com que os outros se comportem de uma maneira diferente?

• Contem alguma coisa para os outros?

... e a lista continua. O importante é ser claro sobre o que você quer que aconteça no final de sua apresentação. Sobre aquilo que você quer que eles façam.

Agora motive-os a fazerem isso

Por mais que possa parecer, não é fácil identificar esse ponto de ação fundamental. E isso é porque, muitas vezes, somos surpreendidos pensando em nós - no que queremos perceber, dizer ou fazer. Mas assim que começamos a pensar sobre eles, as coisas mudam, agora podemos nos focar no que existe na apresentação para eles -  sobre o que eles querem obter da apresentação.

Agora você pode começar a planejar a sua apresentação de modo que você concatene os dois conjuntos de desejos: o que eles querem da palestra e o que você quer que eles façam como resultado da mesma.

Lembre-se, se você não for muito claro sobre o seu objetivo para a palestra, a sua audiência também não ficará esclarecida.

O artigo original "Public speaking, talks, presentations… Why do it?" encontra-se no site: nlp-now.co.uk/

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