Escrito por:
Publicado em:
Hoje no mercado existem muitos livros sobre o "Agora" - todos nos dizendo que o Agora é o instante mais importante. Mesmo o ditado: "O passado é história, o futuro é um mistério e o agora é uma dádiva - e por isso é chamado de presente," nos fala da importância que nós devemos ter no agora.
Tendo trabalhado com muitos clientes durante os últimos anos e usado as técnicas da PNL, eu me deparei com muitas pessoas que se sentem oprimidas com os seus agora. Com o mundo ficando menor por causa dos avanços tecnológicos, nós humanos ficamos mais ocupados. Além dos nossos horários ocupados, como nós realmente vivemos no agora? Como temos certeza de que o nosso agora está ocupado com o que estamos fazendo nesse instante, e não envolvido com coisas que aconteceram no passado ou coisas que ainda vão acontecer no futuro.
A cada instante, existem 2.000.000 bits de informação sendo fornecidos para nós (George Miller). Isso inclui as luzes a nossa volta, a temperatura, os nossos pensamentos, os sons que podemos ouvir, as vozes das outras pessoas, além da conversa ou da revista em que estamos absorvidos nesse instante. Desses dois milhões de bits, nós somos capazes de aceitar somente 134 bits - e cada um de nós aproveita 134 bits diferentes. Depois a nossa mente inconsciente filtra a informação e distorce, deleta e generaliza essa informação com base nas nossas crenças, valores, memórias, metaprogramas e o sistema representacional primário, permitindo que estes 134 bits de informação sejam segmentados (agrupados) em 7 mais ou menos 2 segmentos de informação para serem apresentados a nossa mente consciente. Assim, a nossa mente consciente só é capaz de manter ao mesmo tempo, entre 5 e 9 coisas de uma vez. Você pode se lembrar de alguém que é faz múltiplas tarefas? Esta pessoa provavelmente pode manter 7,8 ou 9 segmentos em sua mente consciente de uma vez. Alguém que só pode fazer uma coisa de cada vez provavelmente só pode manter 5-6 segmentos de uma vez.
Perceba por um momento o que ocorre quando você fica aborrecido, não é porque não tem o bastante para ocupar a sua mente consciente? E, quando você está oprimido, não é porque tem muito sobre o que pensar?
Ficar oprimido tem muitos efeitos secundários. As vezes quando a pessoa está oprimida, o mais fácil para ela é não fazer nada. Inatividade completa. Isso também é conhecido como procrastinação. Se existe muita coisa na sua mente, muito a ser feito, as vezes é mais fácil não fazer nada. Também, ficar oprimida para algumas pessoas provoca um estado de pânico, estresse, ansiedade ou nervosismo. Nenhuma desses sensações são proveitosas ou úteis.
Quando oprimido, quanto do que você está pensando tem a ver com o agora?
Pense por um momento na sua própria vida. O que está acontecendo agora mesmo? O que está no seu próprio agora? Você está pensando em cortar a grama? Ou na reunião que teve hoje? Ou no que vai comer no jantar daqui a pouco? Talvez você também esteja pensando sobre o que vai estar fazendo amanhã, ou no final de semana?
O que eu descobri com os meus clientes, é que as pessoas mantém no seu "agora" muito mais do que está acontecendo agora mesmo. Elas têm oito ou nove segmentos no seu Agora, quando muitas destas coisas pertencem a outros lugares. Agora mesmo, você está lendo esse artigo - só isso. Aquela reunião que você teve hoje é realmente uma memória passada. O jantar que você vai ter mais tarde, pertence ao futuro. Quando você pode aplicar a você mesmo a técnica do Esclarecimento do Agora ou ajudar alguém com ele, a opressão parece se desfazer com a pessoa entrando em contato com o seu Agora.
Limpando o Agora
O processo abaixo foi desenvolvido em 2002 e como tem sido muito útil para os meus clientes, nós o incluímos como parte do treinamento de Practitioner de PNL no Worldwide Institutes of NLP. O processo lhe será apresentado na forma de um roteiro, porém sinta-se a vontade para adicionar as suas próprias palavras e personalizá-lo da maneira que lhe sirva melhor.
-
Acesse a linha do tempo metafórica do seu cliente, e peça que ele indique a direção do futuro, do passado e do Agora dele.
-
Eu gostaria que você percebesse quão extenso está o seu agora. Com suas mãos, me mostre o tamanho dele. Espere que ele lhe mostre ou lhe diga o tamanho. E eu também gostaria que você percebesse o que está no seu agora? Você pode conseguir uma lista, ou uma simples explicação, mas na maioria das vezes você vai descobrir que existem muitas coisas no agora dele, mais do que está ocorrendo ... agora. Ótimo, e também perceba como ele está organizado. E agora, eu gostaria que você percebesse que a sua mente inconsciente pode organizar o que está no seu agora ... colocando o semelhante com o semelhante - família com família, trabalho com trabalho e assim por diante ... certo ... e me fale quando tudo estiver organizado. Espere a resposta.
-
Bom, agora eu gostaria que você permitisse que a sua mente inconsciente percebesse o que está no seu agora e que realmente não é algo novo ... por exemplo, aquilo que você vai fazer hoje mais tarde - isso pode ficar melhor no futuro ... e aquela coisa que você recém fez antes de vir para cá, isso pode ficar melhor no passado. Observe que a sua mente inconsciente pode organizar e transportar estas coisas que estão no seu agora e que pertencem ao seu futuro e passado e colocá-las lá - no futuro e passado ... ótimo; me fale quando isto estiver feito ... espere a resposta ... mantenho-o esvaziando o agora até que fique uma única coisa - o agora dele ... tudo o mais deve estar ou no futuro ou no passado. Uma vez que isto tenha sido completado:
-
Ótimo, agora eu gostaria que você fosse para onde você armazena o seu futuro - e observe o que está lá... permita que sua mente inconsciente organize agora as coisas que estão lá - colocando o semelhante com o semelhante, até mesmo organizando o futuro próximo e o futuro distante ... isso pode acontecer facilmente e sem esforço, não é ... certo ... e me fale quando tudo isso estiver organizado ... espere a resposta...
-
Ótimo, agora eu gostaria que você fosse para onde você armazena o seu passado - e observe o que está lá ... permita que a sua mente inconsciente organize agora as coisas que estão lá - colocando o semelhante com o semelhante, ... isso pode acontecer facilmente e sem esforço, não é ... certo ... e me fale quando tudo isso estiver organizado ... espere a resposta ...
-
Certo ... agora perceba você borrifando uma maravilhosa luz dourada em toda a sua linha do tempo ... espere alguns segundos ... retorne ao agora e abra seus olhos.
-
Teste e faça a ponte ao futuro.
Quando estamos vivendo a nossa vida no nosso AGORA, tudo parece acontecer mais facilmente. Não existem motivos para ficar oprimido, porque nós estamos sempre fazendo o melhor que podemos com os recursos disponíveis. No fim o futuro sempre se tornará o nosso agora e depois, criar o nosso passado. Entretanto, nós não podemos viver no futuro ou no passado - a única coisa que nós realmente temos nesse instante, é agora.
Artigo publicado na Revista Anchor Point volume 18 - número 12