Tome cuidado com o que você se acostuma

Escrito por: 

Publicado em: 

qua, 27/05/2020

Vivendo no piloto automático

Nos nossos cursos de PNL, nós também examinamos vários conceitos que não são PNL. E então usamos a PNL para 'modelar', ou desembalar e examinar, porque:

1. São ferramentas valiosas para a vida.

2. O uso da PNL para descobrir como eles funcionam demonstra que há muito mais na PNL do que algumas técnicas.

10% Novo

Tomemos, por exemplo, um dos nossos "insights rápidos" favoritos – 10%: o novo modelo. Não existe realmente muito para esse pequeno modelo e no início abordamos o assunto em cerca de 10 minutos, mas as pessoas que o adotam como atitude relatam que pode mudar a vida...

Evitando ‘ficar preso na rotina’

A ideia é que você evite interferir na sua vida ou no seu trabalho, introduzindo pequenas mudanças frequentes, ou seja 10% novo, para que possamos viver com clareza – com a consciência de quando é útil estar no piloto automático e quando pode ser melhor mudar para 'controle manual' – onde podemos fazer escolhas para a vida.

A alternativa ao 10% novo é o que muitos de nós fazemos. Nós nos permitimos ficar presos na rotina. Nós nos permitimos ficarmos fixados em nossas maneiras. Permitimos que a nossa vida se torne uma rotina, tediosa, igual e previsível:

• É segunda-feira, então vamos trabalhar.

• É quarta-feira – sair com os meus amigos.

• É sexta-feira – dia de comer fora naquele restaurante.

• Sábado – dia fazer as compras.

• É tempo de planejar as férias – vamos ao mesmo destino todos os anos, ficamos no mesmo hotel, vamos aos mesmos lugares...

E assim sucessivamente numa mesmice sem fim.

Viver com eficiência - no 'piloto automático'

Estamos no piloto automático. E esse é um modo de vida muito eficiente, pois não precisamos pensar no que fazer. Viver no piloto automático – preguiçosamente e com eficiência!

Mas pode ser entediante e, ao longo dos anos, o cérebro para de pensar. Também é muito atraente – porque a vida no piloto automático apela à nossa preguiça inata. Muita mesmice significa que não há necessidade de pensar, alongar, planejar. E mesmice significa seguro e acolhedor. Basta ir de uma coisa para outra sem esforço.

A vida no piloto automático é descrita de forma sucinta por Bertrand Russell, que uma vez observou: a maioria das pessoas prefere morrer ao invés de pensar – de fato elas morrem.

Pode ser eficiente, mas há uma desvantagem insidiosa em uma vida de mesmice – viver a nossa vida na nossa Zona de Conforto.

A desvantagem é que, se você passa grande parte da sua vida na sua Zona de Conforto e pouco tempo na sua Zona de Alongamento, o incomum se torna assustador – qualquer coisa fora do comum se torna desagradável. Até coisas que você deseja fazer, como sair de férias, procurar um novo emprego, explorar novas comidas, fazer novos amigos etc.

Tome cuidado com o que você se acostuma

Você se acostuma tanto na prisão confortável da sua Zona de Conforto que você passa a evitar a novidade.

Essa é uma das razões pelas quais tantas pessoas idosas fixam fixadas em suas maneiras, rejeitam as novidades, odeiam o inesperado e ficam estressadas com qualquer coisa fora do comum!

E elas não acordam de repente numa manhã com essa atitude, elas a desenvolvem desde os 20 ou 30 anos.

Vale a pena pensar sobre isso.

O artigo original "Beware of what you get used to" encontra-se no site: nlp-now.co.uk
 

Categoria: