Está na Hora!?

Livro do Mês - Junho de 2008

Capa do Livro Capa do Livro

Está na Hora!? - A Psicologia das Linhas do Tempo

O "Livro do Mês" de Golfinho vem de Santa Catarina, cuja Capital, a belíssima Florianópolis, acaba de sediar o VI Congresso Latino Americano de Programação Neurolinguística. "ESTÁ NA HORA!? – A Psicologia das Linhas do Tempo" é de autoria de George Vittorio Szenészi Trainer em PNL e em "Time Line Therapy", Terapia da Linha do Tempo, que a trouxe para nosso país nos idos de 90, devidamente treinado e credenciado por Tad James, PhD.

Atuando, também, há anos, nos campos da Consultoria Organizacional, Hipnose Ericksoniana, Energy Tapping, George, além de terapeuta, contribui como instrutor e formador de PNL e TLT em todo o país. Fundador da "Metaprocessos Avançados" e da "Sociedade Brasileira de Terapia da Linha do Tempo", George ingressa agora, como autor e editor, no mundo dos livros, disponibilizado pioneiristicamente a primeira obra de um autor brasileiro na área de Linha do Tempo. Até então o que tínhamos como fontes principais eram as obras "A Terapia da linha do tempo e a base da personalidade" e "Criando seu Futuro com Sucesso", ambas de autoria de Tad James, o primeiro em coautoria com Wyatt Woodmall. Lançamentos da Editora EKO de Blumenau.

Apresentada por John Overdurf, -- um dos pontos altos do VI Congresso de PNL junto com Yves Thevenot,-- George Szenészi vai, com maestria e linguagem compreensível até para os leigos, introduzindo o leitor num campo tão singular, a ideia de Tempo e como ressignificá-lo em nosso benefício. Principia colocando a questão sobre o nascimento do Tempo: desde quando ele existe. E, vai, didaticamente, analisando o tempo, sua história e evolução, conceitual e sensorial, como parte das diversas culturas, apresentando concepções filosóficas, psicológicas, metafóricas, sua influência na linguagem e em nosso comportamento, o Tempo na física do século XX, a ditadura moderna do relógio. Uma bela Introdução.

Mas a contribuição maior do autor vai se apresentando quando nos fala do Tempo e suas linhas no início da psicologia, destacando-se sua explanação sobre a evolução da visão de tempo desde William James, filósofo e psicólogo, um dos primeiros a discorrer sobe a linha de tempo.

Intercalando suas explanações com histórias que vivenciou e/ou conviveu em função de sua larga experiência com as técnicas de TLT, o autor lembra com propriedade que as raízes da TLT estão na PNL, estão em Bandler, Grinder, e tantos outros da primeira e segunda geração de criadores de técnicas da Programação Neurolinguística, ao pesquisarem as representações internas das variáveis temporais de nossas experiências: presente, passado, futuro.

Analisa a linha linguística do Tempo, destaca a contribuição de Erickson, a importância da metáfora para a gramática do inconsciente, -- e a TLT "como instrumento de desenvolvimento humano e de terapia".

No capítulo 2 acompanhamos o autor em seu mergulho nos "Modelos do Tempo": as ligações entre as memórias, memórias temporais e atemporais, a linha do tempo mental e sua eliciação – e aqui o leitor é presenteado com sessões de TLT em seminários dirigidos pelo autor.

O Capítulo 3, "Uma metáfora chamada Linha do Tempo", e o quarto, "Personalidades e Relacionamento" são de importância capital para se entender como se configura a TLT diante da cultura e sua influência nos traçados das LTs. George relaciona submodalidades das linhas do tempo, explicita diversos modelos de linhas. Das culturas indígenas ao Zen tudo é analisado. As concepções de tempo, os tipos clássicos de linhas das pessoas no tempo, e das pessoas através do tempo e sua influência nos relacionamentos. Um capítulo recheado de belas surpresas, fruto da percepção aguçada de quem maneja com maestria as técnicas da TLT.

No capítulo 5 George convida o leitor a fazer uma viagem no tempo e detalha técnicas de mudanças de muita utilidade para os terapeutas, e mesmo para uso pessoal do leitor. Explica como fortalecer crenças e atitudes, utilizando a estrutura de uma técnica elaborada por Robert Dilts, as linhas projetadas no chão, diferentemente do modelo operacional proposto por Tad James. Uma quase dezena de técnicas é pari passus apresentada, propiciando ao terapeuta, aos masters e trainers em PNL, aos masters em TLT técnicas de vital importância para um trabalho rápido, efetivo e ecológico.

Em pouco mais de 170 páginas, e com ilustrações contextuais, George Vittorio Szenészi consegue enriquecer em muito a bibliografia da Terapia da Linha do Tempo, (vide "Livros de PNL – Terapia da Linha do Tempo") um modelo singular da PNL que cada vez mais vem se destacando como um instrumento de grande eficácia no processo de enriquecimento do indivíduo. Embora utilizando uma linguagem que permite aos leigos um perfeito entendimento da LT, George propicia, capítulo por capítulo, informações e notas, fontes bibliográficas e autores, que facilitam aos estudiosos e profissionais aprofundamentos temáticos e pesquisas. Uma bibliografia, com títulos no original e em português quando existentes, completam a obra. "ESTÁ NA HORA!?" é um livro muito importante.

Há que se registrar que, mesmo em inglês, pouquíssimos textos existem sobre o tema. Um brasileiro, especialista no assunto, acaba de contribuir, com ousadia, profissionalismo, enriquecendo e transcendendo em muitos aspectos o conteúdo da diminuta bibliografia mundial da Terapia da Linha do Tempo dentro dos moldes preconizados pela "Time Line Therapy Associaton" da qual o autor e este articulista são membros.

João Nicolau Carvalho, Trainer em PNL, Master em TLT