"Sapos em Príncipes", é um dos livros mais famosos de Richard Bandler & John Grinder e o leitor encontrará uma excelente revisão, feita pela médica Márcia Hexsel Abichequer, aqui mesmo em Golfinho. Mas a obra ainda não havia sido relacionada como "Livro do Mês", em função de novos lançamentos importantes que foram aparecendo.
A primeira edição brasileira de "Sapos em Príncipes" é de 1982, feito pela Summus Editorial, pioneira em lançamentos de obras de PNL, e que desde então vem enriquecendo o acervo bibliográfico brasileiro de Programação Neurolinguística com excelentes títulos.
Mas esta obra tinha que ser relacionada como "Livro do Mês", pois se "A Estrutura da Magia", apenas o volume I lançado em português, apresentava o arcabouço teórico do que viria ser a PNL, em "Sapos em Príncipes", Bandler e Grinder demonstram, com muita criatividade e irreverência, a aplicabilidade da Programação Neurolinguística.
O livro, na verdade, é transcrição de seminários de PNL dados por Bandler e Grinder nos EUA e na Europa. E reproduz para o leitor, mesmo em tradução, a arte, o estilo, os achados dos criadores da PNL. A edição da Summus, aliás, vem com uma instigante apresentação de Paulo Barros, que iniciou e coordenou a coleção "Novas Buscas em Psicoterapia", onde os primeiros títulos de PNL estavam inseridos. Barros registra um workshop realizado no Rio de Janeiro, no final da década de 70, por John O. Stevens: a PNL chegava ao Brasil pelas mãos de quem transformou muitos seminários de Bandler e Grinder em livros de Programação Neurolinguística.
John O. Stevens, quer dizer, Steve Andreas, prefacia "Sapos em Príncipes", e em determinado momento comenta que quando encontrou pela primeira vez a Programação Neurolinguística ficou, ao mesmo tempo, fascinado e muito descrente. Como, de resto, em função de condicionamentos impostos pelas escolas psicológicas tradicionais, parcela considerável de terapeutas crê que "as mudanças são vagarosas e, em geral, difíceis e dolorosas". Quando Steve conheceu a PNL ela tinha pouco mais de quatro anos. Leiam e releiam o prefácio, além de saboroso é histórico, um excelente molho ao petisco maior, que é o seminário apresentado pelos criadores da PNL.
"Sapos em Príncipes", publicado em praticamente todos os principais idiomas do mundo, contempla, entre outros temas, os mecanismos da experiência sensorial, os procedimentos para uma comunicação eficaz, processos e técnicas de mudança pessoal e reenquadramento. Em Experiência Sensorial tomamos conhecimento dos sistemas representacionais e pistas para captação. Leia atentamente o capítulo e depois ligue a televisão no Canal do Senado e aprenda como os políticos criam e criam e criam, enquanto anunciam que estão relembrando fatos... Pragmáticos, os autores propõem diversos exercícios para você experimentar.
Em Mudando a história e a organização pessoais, capítulo II, você aprende a ancorar, um dos belíssimos instrumentos da PNL para gerar flexibilização, criatividade, mudanças de crença, aprendizagem, principalmente em adolescentes. Uma técnica que deveria ser ensinada aos nossos professores.
Em Descobrindo novos caminhos, capítulo III, você aprende a remodelar, aprende a técnica de Ressignificação de Seis passos, e muito mais. Em toda a obra, em estilo dialogal, você aprende a entrevistar, a relacionar-se afirmativamente com o Outro, a contatar com casos ericksonianos, com comentários (im)pertinentes de Bandler & Grinder, com exemplos de Virginia Satir. Utilize, leitor/a, de todos os canais, visuais, auditivos, cinestésicos, ao ler a obra e não será mais o/a mesmo/a; será muito mais ecológico/a. E, claro, barbaramente mais criativo.
João Nicolau Carvalho professor universitário, Trainer em PNL, Coach certificado