"Soltando as Amarras: emagrecimento e mudança comportamental" é, ao que nos consta, o primeiro livro de Karim Khoury, empresário e diretor do Centro de Orientação para Emagrecimento. A edição é da Editora SENAC - São Paulo. Master em PNL pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística, Khoury é o primeiro autor brasileiro a colocar em livro técnicas de PNL voltadas para a área do emagrecimento. E o faz com muita inteligência e elegância, sem panaceia, mas com honestidade de quem conhece bem o assunto. De primeiro lembra que é fundamental o autoconhecimento. Que a qualidade de vida depende de nossas crenças e valores. Conceituando o indivíduo como uma unidade corpo-mente, o autor coloca que a construção da harmonia e do equilíbrio é resultado dessa mútua integração. A obra é composta de onze capítulos. Inicialmente o autor nos informa que trouxe para nosso país uma técnica francesa de emagrecimento, criada na década de 70, chamada Holoterapia, envolvendo massagens, dieta e reeducação alimentar. Complementou-a com a PNL "a fim de demonstrar que é possível mudar comportamentos e crenças que nos impedem de atingir os nossos objetivos".
É um livro de orientações que mostra que o caminho da mudança passa pela determinação bastante clara de nossos objetivos. Esclarece, também, que o estresse por si só não é nocivo - mas tem muito a haver com o emagrecimento ecológico. No capítulo "A Administração da Compulsão", o autor ensina-nos a entender seu mecanismo, a alterar o diálogo interno, a reconhecer nossas emoções e fazer planejamento alimentar, - e a utilizar a técnica do swish para reprogramar comportamento.
As palavras, seu poder, recebem tratamento adequado. E nós aprendemos como usá-las, adequadamente, ficamos conhecendo as crenças que as envolvem, tratando com criatividade e simplicidade os padrões de linguagem que mesmo os leigos em PNL entenderão. Aliás, a forma e o conteúdo ricos fazem do livro uma leitura bastante agradável.
A autoestima recebe capítulo específico. E inicia o assunto com uma metáfora que nos faz refletir além do texto. Uma rica anedota geradora de contextos. Os últimos capítulos também induzem o leitor a reflexão: "Ao mesmo tempo que você está mudando o seu corpo, a sua mente deve seguir o mesmo caminho". Há que haver "rapport" consigo mesmo.
E depois? Pois é: milhões emagrecem e a grande maioria recupera o peso. O problema, diz muito bem Khoury, "não está nas dietas". É algo muito mais profundo, depende de mudanças de hábitos. De reprogramação. Daí a importância da PNL. Daí a importância de "Soltando as Amarras".
Comentário de João Nicolau Carvalho, Professor Universitário, Trainer em PNL.
Publicado no Golfinho Impresso Nº54 de Julho/1999
Release distribuído pela Editora do livro:
Em Soltando as amarras: emagrecimento e mudança comportamental, Karim Khoury leva o leitor a auto conhecer-se, buscando a melhoria da qualidade de vida, e a refletir se as crenças nas quais baseia os seus comportamentos agem a seu favor ou contra si mesmo. É nesse contexto amplo que estão inseridos os temas emagrecimento e mudança comportamental, concebidos holisticamente: encarando o indivíduo como uma unidade mente-corpo, a construção da harmonia e do equilíbrio é considerada como resultado da integração de ambos. O autor demonstra que um programa de emagrecimento bem sucedido não se limita a redução de peso, uma vez que considera fundamental reformular as crenças que colocam a pessoa numa posição de vulnerabilidade em relação ao controle da sua alimentação e peso após o emagrecimento.
Soltando as amarras busca libertar o leitor de vários conceitos que podem oprimi-lo, como por exemplo, a crença de que os alimentos o controlam. A alimentação é dissociada de culpa, remorso, vergonha ou proibição. O conceito de "peso ideal" é desmistificado enquanto garantia exclusiva e necessária para o alcance da saúde, beleza, felicidade, sucesso profissional, pessoal, afetivo e financeiro. Fruto do convívio diário numa clínica de emagrecimento e numa sociedade que tem verdadeira obsessão pelo tema, a obra apresenta uma visão pessoal do assunto, enriquecida por inúmeros exemplos e pela aplicação de várias técnicas de PNL (Programação Neurolinguística) úteis para redirecionar um comportamento indesejado ou limitante.
Vários dos nossos comportamentos são inconscientes, inclusive os alimentares. No que diz respeito a emagrecimento e manutenção do peso, é necessário conhecer com precisão as nossas preferências e hábitos alimentares e reprogramar os que dificultam a manutenção do peso alcançado. Em geral, a instabilidade do peso é resultado de comportamentos alimentares automatizados, que só poderão ser reavaliados e redirecionados se questionados.
O tema emagrecimento é encarado com tranquilidade e demonstra a importância da preservação da individualidade, dos limites e da vontade de cada um. Escrito não somente para aqueles que desejam emagrecer mas também para todos que buscam uma mudança comportamental, viver em harmonia com o seu corpo e com os alimentos e sobretudo para os que desejam substituir a vulnerabilidade por segurança no que diz respeito ao controle e manutenção do peso após o emagrecimento.
O processo de emagrecimento é encarado com tranquilidade, numa abordagem que demonstra a importância da preservação da individualidade e do respeito aos limites e à vontade de cada um. Escrito não somente para aqueles que desejam emagrecer e substituir a vulnerabilidade por segurança no que diz respeito ao controle e manutenção de peso após o emagrecimento, Soltando as amarras visa também àqueles que buscam uma mudança comportamental a fim de alcançar o bem-estar. Efetivamente, sentir-se bem é modificar a postura em relação às coisas, às pessoas e a si mesmo. Preservar o equilíbrio também fortalece a autoestima, ajudando a pessoa a sentir-se melhor e a tornar-se mais bonita, disposta, segura, integrada.
Karim Khoury é empresário, diretor do Centro de Orientação para Emagrecimento em São Paulo, Holoterapeuta, introdutor no Brasil da Holoterapia. Master em Programação Neurolinguística pela Sociedade Brasileira de PNL.