Este livro de Richard Bandler é da fase inicial da PNL, publicado após os conhecidos "A estrutura da magia", "Sapos em príncipes", "Atravessando" e "Ressignificando", aqui já separado de seu parceiro John Grinder.
O livro tem a introdução de Connirae e Steve Andreas, que provavelmente também foram os seus organizadores e editores.
O primeiro capítulo "Quem está ao volante?" está escrito como se estivéssemos em um seminário e Richard Bandler está ali a nos contar como funciona a PNL e suas experiências com ela.
O segundo capítulo é uma aula completa sobre submodalidades, e no terceiro capítulo está a técnica de cura rápida de fobias.
O quinto capítulo se chama "Metas" mas é sobre estratégias de motivação. E após encontramos os capítulos que tratam de confusão e compreensão, dúvida e convicção. No oitavo capítulo estão técnicas de aprendizagem, e o nono é a descrição da técnica do "Swish".
Na conclusão, assim como em todo o livro, Richard Bandler nos conta episódios pelos quais passou e vivenciou, e que aprendizados tirou deles. É importante a qualquer um que se denomine practitioner de PNL ler e reler alguns livros básicos iniciais, e certamente este é um deles. O que se pode garimpar do que está explícito e também nas entrelinhas, com a impressão de que o autor está ali, à nossa frente, conversando com a gente, dá a este, e a outros livros do autor, um valor todo especial.
As palavras do autor: "A diferença da PNL é que construímos de propósito mentiras para entender a experiência subjetiva do ser humano. Ao se estudar a subjetividade, não há por que ser objetivo..."
Revisões feitas por Márcia Hexsel Abichequer - Médica e Master Practitioner em PNL
Publicado em "O Golfinho" Nº 39 - ABR/98