Ambiente

Termo do Mês - Janeiro de 2020

O nosso ambiente é o contexto externo em que ocorre o nosso comportamento. "Ambiente" é aquilo que percebemos como "fora" de nós. Neurologicamente, as nossas percepções do meio ambiente estão relacionadas às informações provenientes de nossos órgãos sensoriais e do sistema nervoso periférico.

Um "ambiente" específico é constituído por fatores como o tipo da sala, condições climáticas, alimentação, nível de ruído etc., que envolvem um indivíduo ou grupo. Estímulos externos como esses afetarão as respostas e o estado dos indivíduos e membros do grupo e precisam ser considerados como parte de qualquer processo orientado à meta. Assim, fatores determinam os "dados" externos, ou restrições, aos quais devemos reagir. Eles abrangem as nossas sensações e reações reflexivas e estão relacionados ao local e ao momento de nossa experiência.

Na teoria da decisão, as variáveis ambientais incluem todas as dimensões de um "espaço do problema" que são percebidas além do controle dos atores ou tomadores de decisão. O clima, por exemplo, é uma variável ambiental clássica. É algo que não podemos controlar diretamente e ao qual devemos nos adaptar. Nossa escolha de roupas, no entanto, é uma "variável de decisão" relacionada às nossas reações comportamentais a determinadas variáveis ambientais. Para alcançar com sucesso o resultado de permanecer quente e seco quando saímos ao ar livre, devemos levar em consideração as variáveis ambientais e de decisão.

Para alcançar um resultado específico ou um estado desejado, as restrições ambientais precisam ser identificadas e abordadas de alguma forma. Assim, além de definir um estado presente e um estado desejado, o desempenho efetivo envolve lidar com as restrições ao que a pessoa está operando. As decisões que as pessoas tomam e os recursos que elas escolhem mobilizar geralmente são o resultado do ambiente em que as pessoas percebem ou assumem que estão agindo. Os fatores ambientais aparecem no planejamento como "contingências" - fatores que podem ou não variar, mas que não estão sujeitos ao controle arbitrário do indivíduo ou da organização.

A PNL tem várias contribuições úteis a serem feitas em relação à estrutura ideal do ambiente de um grupo. Os métodos e técnicas da PNL também podem ser aplicados para ajudar a transformar o que consideramos "variáveis ambientais" em "variáveis de decisão". Como a PNL nos permite prever e influenciar aspectos de nossa experiência que foram considerados "fora de nosso controle", ela pode ajudar a reduzir e gerenciar "incertezas".

É um dos 5 níveis lógicos, esses níveis incluem (na ordem do mais alto para o mais baixo): (1) identidade, (2) crenças e valores, (3) capacidade (s), (4) comportamento e (5) ambiente.

Termo do Mês - Janeiro de 2020