Comunicação

Termo do Mês - Fevereiro de 2018

A comunicação é o ato de transmitir mensagens e ideias. A comunicação envolve uma variedade de comportamentos, processos (digital, simbólico, analógico, etc.) e tecnologias por onde o significado é transmitido ou obtido a partir da informação. O termo vem do latino communicare o que significa "compartilhar", "transmitir" ou "participar". Esse por sua vez, é derivado de communis, que significa "comum". A conclusão é que o propósito da comunicação é a criação de um conhecimento comum.

O conhecido teórico da mídia, Marshall McLuhan, atraiu um interesse generalizado durante a década de 1960 com suas teorias sobre os efeitos da mídia na sociedade. Afirmando que "o meio é a mensagem", McLuhan acreditava que grande parte da nossa experiência do mundo surge como resultado da mídia através da qual nos relacionamos com o mundo.

O antropólogo Gregory Bateson (1973) enfatizou a importância da meta-comunicação (comunicação sobre comunicação), das meta-mensagens e a diferença entre a codificação analógica e digital como elementos chaves da comunicação. Ele e sua esposa, Margaret Mead, também salientaram a importância do contexto e do relacionamento no processo de comunicação. O livro Pragmatics of Human Communication (1967), uma influência importante no desenvolvimento da PNL, baseia-se principalmente nas ideias de Bateson.

De muitas maneiras, a Programação Neurolinguística é fundamentalmente sobre comunicação. Na verdade, ela é muitas vezes descrita como um modelo de comunicação. As ferramentas e técnicas de PNL, como o Metamodelo, Acompanhar e conduzir, os Predicados do Sistema Representacional, o estabelecimento do Rapport, as Posições Perceptivas e a ênfase da PNL na observação e interpretação das pistas não verbais, tornam a PNL uma das tecnologias disponíveis mais poderosas para facilitar a comunicação efetiva.

Para mais informações use a pesquisa interna: Comunicação

Termo do Mês - Fevereiro de 2018