Termo do Mês - Outubro de 2018
Muitas habilidades e técnicas fundamentais da PNL têm sua origem nas habilidades e procedimentos hipnóticos praticados por Milton H. Erickson (1902 – 1980). Esse conjunto de padrões verbais associados com linguagem e sugestão hipnótica foi chamado de Modelo Milton.
O Metamodelo ajuda o cliente a ser mais específico ou mais preciso sobre o seu problema e em consequência, ele começa a descobrir possíveis recursos ou soluções para o seu problema. Gregory Bateson ficou entusiasmado com essa abordagem e também ciente do trabalho de Milton Erickson, que estava obtendo resultados importantes com seus clientes, mas de um modo diferente – sendo vago em vez de ser específico, o exato oposto do Metamodelo. Bateson encorajou John Grinder e Richard Bandler a se reunirem com Erickson e descobrir porque ele era tão bem-sucedido. A descrição deles dos métodos de Erickson ficou conhecida como o Modelo Milton – uma abordagem oposta ao Metamodelo, uma ferramenta igualmente útil para a mudança pessoal e a comunicação humana.
Erickson é geralmente considerado como o hipnoterapeuta mais importante do seu tempo. Trabalhou com o transe e com frases habilmente estruturadas cheias de significados vagos para ajudar os seus clientes a descobrirem como lidar com os seus problemas utilizando os recursos que eles já tinham à disposição. O sucesso de Erickson foi baseado na sua capacidade de interpretar o comportamento não verbal (acuidade sensorial), na sua capacidade de estabelecer rapport com seus clientes, na sua habilidade com padrões de linguagem e nas suas crenças sobre os seus clientes.
Erickson também compassava (acompanhava) a experiência do cliente e, em seguida, começava a conduzi-lo para o transe (ou interiorização). Em termos de PNL, a exteriorização é quando os seus sentidos estão focados no mundo exterior, enquanto a interiorização está relacionada aos seus pensamentos internos. O Metamodelo está associado com a exteriorização (isto é, quem, o que, como especificamente), enquanto o Modelo Milton está associado com a interiorização. Durante as nossas atividades diárias, estamos continuamente passando por ciclos entre a exteriorização e a interiorização e, muitas vezes, em algum lugar no meio.
Para conhecer melhor o Modelo Milton veja o artigo: Modelo Milton
Termo do Mês - Outubro de 2018