Termo do Mês - Janeiro de 2017
É um termo de origem grega, "parádeigma", que significa modelo ou padrão. Num sentido mais amplo corresponde a algo que vai servir de modelo ou exemplo a ser seguido em determinada situação. São as normas orientadoras de um grupo que estabelecem limites e que determinam como um indivíduo deve agir dentro desses limites.
O paradigma nada mais é do que um conceito sobre algo ou alguma coisa ou determinados preconceitos preestabelecidos por uma sociedade que muitas vezes nem sabe mais por que os estabeleceu. Entendido que paradigma é um modelo a se seguir, temos que entender como ele pode afetar nossa vida ou a visão que temos sobre a nossa vida e da sociedade em que vivemos. Um exemplo prático: até aproximadamente os anos de 1950, beijar em público era um ato de desrespeito. A sociedade tinha o paradigma de que se uma moça deixasse se beijar em público isso significava que ela não era de "família". Com a chegada dos anos 60 e a liberação sexual, o ato de beijar em público deixou de ser tabu e se tornou algo comum, pelo menos na maioria das sociedades.
A palavra paradigma nos lembra de preconceito ou um conceito previamente estabelecido. Quebrar paradigmas e quebrar preconceitos é uma das bases fundamentais para a evolução do homem e da sociedade. Imagine só se nosso ancestral que há milhares de anos atrás só comia carne crua tivesse medo ou preconceito de começar a comer carne cozida após um suposto raio ter incendiado um animal? Isso significa que um simples ato pode mudar toda uma espécie ou uma civilização.
Veja um exemplo prático: Mudança de Paradigma
Muita gente passa por uma experiência fundamental de mudança no pensamento quando enfrenta uma crise séria, encarando suas prioridades sob nova luz. Isso também acontece quando as pessoas assumem repentinamente novos papéis, como marido, esposa, pai, avô, gerente ou líder.
Termo do Mês - Janeiro de 2017