Termo do Mês - Agosto de 2014
Sinestesia, palavra que vem do grego, ("união" ou "junção" e "sensação") é a relação de planos sensoriais diferentes: Por exemplo, o gosto com o cheiro, ou a visão com o tato. O termo é usado para descrever uma figura de linguagem e uma série de fenômenos provocados por uma condição neurológica.
Sinestesia (em inglês Synesthesia) e Cinestesia (em inglês Kinesthesia)
Há certa confusão em relação aos termos sinestesia e cinestesia: o segundo termo (cinestesia) refere-se ao sentido muscular, a um conjunto de sensações que nos permite a percepção dos movimentos (Michaelis, 1998); o primeiro termo (sinestesia) refere-se a uma sensação secundária que acompanha uma percepção, ou seja, uma sensação em um lugar originária de um estímulo proveniente de um estímulo de outro (Michaelis, 1998 e Dorsch, 1976). Portanto, é importante ressaltar que o termo sinestesia em PNL engloba um conjunto geral de percepções e sensações interligadas por processos sensoriais.
“Sinestesia é uma palavra oriunda da Psicologia. Designa a transferência de percepção de um sentido para outro, isto é, a fusão num só ato perceptivo, de dois ou mais sentidos (sensações visuais com auditivas, gustativas, olfativas e tácteis, para só citar essas) numa mistura de ricos efeitos expressivos. Assim, ruído áspero denota o congraçamento da audição e do tato.
Como a sinestesia consiste em aproximar, na mesma expressão, sensações percebidas por diferentes órgãos dos sentidos, ou seja, relaciona elementos de universos diferentes como na metáfora, não é sem razão dizer-se que a sinestesia é uma espécie de metáfora, ou melhor, é reconhecida pelos linguistas como um tipo de metáfora, ou mesmo um grau de metáfora. Exemplos:
- Indefiníveis músicas (audição), supremas harmonias de cor (visão) e de perfume (olfato).
- A cor (visual) cantava-me (auditiva) nos olhos
- Uma melodia azul tomou conta dá sala. (sensação auditiva e visual)
- A sua voz áspera intimidava a plateia. (sensação auditiva e tátil)
- Senti saudades amargas. (sensação gustativa)
- Esse perfume tem um cheiro doce. (sensação olfativa e gustativa)
- O brilho macio do cetim. (visão + tato)
- O doce afago materno. (paladar + tato)
Enfim, cabe lembrar que o termo cinestesia não é sinônimo de sinestesia e, muito menos, configura-se uma figura de linguagem. “Cinestesia refere-se ao sentido muscular, a um conjunto de sensações que nos permite a percepção dos movimentos (Michaelis, 1998).” Ricardo Sérgio em: http://www.recantodasletras.com.br/gramatica/1473190
Veja mais pela pesquisa interna do Golfinho: http://golfinho.com.br/search/site/Sinestesia
Termo do Mês - Agosto de 2014