Livros de Boas Festas 2011

Livro do Mês - Dezembro de 2011

Mais um ano vai se esvaindo no nosso calendário, enquanto outro se anuncia nas iluminações e anúncios de ruas e vitrines. No ar as músicas natalinas, em algumas esquinas desfila o Papai Noel. Golfinho ingressa também nos ares festivos de congraçamento. E lembra que é tempo de presentear amigos, familiares, e um livro, especialmente de PNL, Hipnose e Coaching, continua sendo uma ótima recordação, -- pois além de ser uma lembrança permanente, -- gera mudanças importantes, transpira ecologia, mostra caminhos criativos para a nossa vida.

Iniciamos nossa sugestão com "Terapia não-convencional", Livro do Mês de Janeiro, de autoria de Jay Haley, Summus Editorial, São Paulo em que o autor faz uma belíssima análise da praticidade do trabalho ericksoniano, o Modelo Milton da PNL. Haley entendia que Erickson foi o pai de novas formas de psicologia clínica, com sua abordagem diretiva, -- com foco na mudança e nas relações entre os membros de um casal ou família. Um obra de primeira grandeza no campo terapêutico, "Terapia não-convencional" é fruto de entrevistas e trabalhos em conjunto, bem como resultado de mais de cem horas de conversa entre Jay e Erickson. Obra fundamental para terapeutas, importante para qualquer pessoa que se interesse por mudanças.

"DE BEM COM A VIDA NA ESCOLA" é outra indicação de Golfinho. De autoria da brasileira Vânia Lúcia Slaviero, Editora Ground, São Paulo, a obra alia conhecimento e vivências de PNL, com Yoga, reajustamento postural, técnicas de respiração, relaxamento, meditação, e outras técnicas. Um excelente livro para educadores, pais, lideranças, pois a autora coloca à disposição mecanismos criativos, instrumentos ecológicos para revolucionar a educação; disponibiliza comportamentos adequados ao processo de aprendizagem.

"DE BEM COM A VIDA NA ESCOLA" propõe comportamentos adequados para diminuir e mesmo acabar com a violência em nossas escolas, ensina-nos a ressignificar comportamentos antissociais da juventude. A transformar o jovem em cidadão solidário e consciente de seus direitos e deveres para com a sociedade.

O livro "Gestalt: A Arte do Contato", Editora Vozes, Petrópolis/RJ, de autoria de Serge Ginger é outra obra de leitura aprazível para se tomar conhecimento da Gestalt-terapia, e de seu genial criador Fritz Perls, cuja modelagem, inicialmente pelo universitário Richard Bandler, depois pelo professor John Grinder, deu origem à Programação Neurolinguística, principalmente de seu Metamodelo.

Serger Ginger, fundador da Escola Parisiense de Gestalt junto com a esposa, Anne Peyron Ginger, colaboradora efetiva no desenvolvimento do livro, esmiúça criativamente o nascimento dessa escola terapêutica e desenvolve sua abordagem pluri dimensional com um pentagrama que facilita a compreensão a compreensão do leitor. Além de técnicas muito interessantes a obra nos presenteia com um belíssimo esboço biográfico do pai da Gestalt-terapia. Também imperdível.

"BAIXA AUTO-ESTIMA: esclarecendo suas dúvidas", foi Livro do Mês de Abril de Golfinho. De autoria da psicóloga e hipnoterapeuta Elaine Sheehan, edição da Ágora, São Paulo, a obra é essencialmente prática, com ricos exercícios para fortalecimento de nossa autoconfiança, presenteando o leitor com singulares ferramentas retiradas da PNL. O leitor praticante descobrirá seu próprio potencial, formas de administrar a raiva, a autocrítica exagerada, ressignificar mágoas, visualizar um futuro saudável – em outras palavras: aprender a gerenciar sua própria vida com tranquilidade, melhorando a autoestima.

O trabalho de Elaine Sheehan goza de prestígio especial dos criadores da PNL, tendo recebido autorização de Bandler e de Grinder, para adaptar exercícios de "Sapos em Príncipes". Mais uma obra que Golfinho tem o prazer de indicar como um excelente presente de boas festas.

"A LINGUAGEM DA MUDANÇA" de autoria de Bernd Isert, edição da Qualitymark, Rio de Janeiro, é outra obra de fundamental importância para o nosso desenvolvimento, pois sua temática é a comunicação, maior instrumento das relações humanas. O autor é bastante conhecido no Brasil onde regularmente ministra cursos e seminários.

Utilizando com rara eficácia a estrutura de diálogo, o autor gera no leitor a sensação de que está conversando com o próprio Isert. Didaticamente vamos aprendendo o que é metamodelo. Vivenciamos também o modelo Milton. Um belo livro, fundamental para nossa biblioteca, como os demais aqui relacionados.

"CARISMA – A Arte dos Relacionamentos", outra instigante edição da Qualitymark, foi escrito por Michael Grinder, também autor de nomeada do mundo PNLístico, principalmente na área da educação.

Obra metafórica, o autor utiliza o conhecimento intuitivo, dele e nosso, sobre animais de estimação, cães e gatos para introduzir o leitor na arte de desenvolver ecologicamente relacionamentos criativos consigo próprio e com os outros.

Muito mais do que uma comparação entre o comportamento humano e de nossos animais de estimação, o livro mostra que, aprimorando nosso comportamento, criamos nossos próprios canais pessoais de comunicação dinâmicos e originais, que geram e gerenciam êxitos nos relacionamentos e comportamentos que facilitam a integração social, familiar, lideranças, pessoal e profissional.

O carisma, aprendemos com Michael Grinder, -- "acontece quando, com flexibilidade, saímos da influência do poder e chegamos ao poder da influência".

"Como Fazer Alguém se Apaixonar por você em até 90 Minutos" é um título algo bombástico para nossos padrões, mas bastante comum para o mundo anglo-saxônico. Nicholas Boothman é uma figura muito singular, mesmo para os padrões holísticos da Programação Neurolinguística. Ex-fotógrafo de muito sucesso, atuando na moda e publicidade para empresas mundiais de grande porte, descobriu que o sucesso estava atrelado a sua capacidade de sintonizar com as pessoas e organizações para qual trabalhava – e descobriu que a melhor maneira de conseguir isso era especializando-se em PNL. Foi o que fez, fundando uma empresa de consultoria empresarial, Corporate Images, vinculando-se definitivamente com os pressupostos e ferramentas da Programação Neurolinguística.

"Como Fazer Alguém se Apaixonar por você em até 90 Minutos", edição Universo dos Livros Editora, São Paulo, é uma obra séria que mexe com a timidez de quem evita conhecer novas pessoas, as fragilidades de relacionamentos – e ensina, com muita competência, os melhores caminhos para o leitor e/ou leitora se relacionar amorosamente.

Mais um excelente presente; presenteie ou se presenteie com um, leitor. E Boas Festas.

"A Estrutura da Magia", de Bandler e Grinder, é obra para estar presente em todas as festividades natalinas e de início de ano. Foi a primeira certidão de que estava nascendo algo novo no mundo da comunicação, da linguagem e da terapia – numa contribuição inesperada entre um acadêmico de matemática, altamente interessado pela psicologia, e num professor de linguística transformacional.

Sim: "A ESTRUTURA DA MAGIA: um livro sobre linguagem e terapia", é primordial para o entendimento e reflexão sobre o momento histórico dos anos setenta, -- e os pressupostos revolucionários que Bandler e Grinder criaram, modelaram, ressignificaram, para darem à luz ao que mais tarde denominaram Programação Neurolinguística -- é uma obra natalina, um livro de Boas Festas, pois anunciava, na década de 70, novas dimensões vivenciais e dinâmicas para o comportamento humano. Edição LTC, Rio de Janeiro.

"COMO O COACHING FUNCIONA", de autoria da brasileira Andrea Lages e do britânico Joseph O’Connor, edição Qualitymark é, acima de tudo, como registra o subtítulo: o guia essencial para a história e prática do coaching eficaz.

O livro nos ensina de maneira altamente didática que o coaching "envolve duas pessoas que se reúnem com o intuito de crescer e aprender psicologicamente".

Aprendemos que sempre existiram coaches: "Sócrates foi um dos precursores – seu método de fazer perguntas com a finalidade de ajudar aqueles que o procuravam a encontrar respostas para os seus casos até hoje conserva o seu nome (o método socrático)". Um achado diamantífero dos autores.

Aprendemos a arte do coaching visitando autores clássicos e modernos do mundo ocidental; somos introduzidos no pensamento oriental. E mais, muito mais.

Livro que nasce clássico para o Coaching como "Introdução à Programação Neurolinguística" o é para PNL.

"A CURA PELAS PALAVRAS". escrito por Robert McNelly e Jenny Brown é outro achado de Golfinho. O título é enganoso, -- mas fiel ao original, "Healing with Words", -- e lembra inicialmente obras religiosas, quem sabe de psicanálise. Também não é nenhuma obra de palavras mágicas, mas, como registra o editor, "um livro que revela como a fala pode ser utilizada em diálogos terapêuticos para proporcionar uma comunicação digna, respeitosa e efetiva". Uma obra que propõe uma mudança de percepção da língua com base em um instrumento que já se encontra ao alcance de todos humanos – as palavras.

Uma obra que nos leva a passear pela Grécia de Sócrates, Platão e Aristóteles. Pela obra de Werner Heisenberg, dos chilenos Humberto Maturana, autor de "A árvore do conhecimento", e de Fernando Flores. E de Milton Erickson.

Um livro de cabeceira, como os demais.

Quer mais algumas indicações leitor? Clique em "Livros de Boas Festas 2010", quem sabe passeie pelas páginas da seção "Livros do Mês" de Golfinho.

Feliz Natal. Um 2012 repleto de grandes realizações com muita saúde e alegria.

João Nicolau Carvalho, Trainer em PNL